Copa Do Mundo 2022

Justamente em função da sua pequena área, a logística desta competição será um de seus principais pontos positivos. Afinal, os torcedores poderão acompanhar mais de uma partida no mesmo dia, já que, em alguns casos, o deslocamento entre um estádio e outro é de apenas 5 km.

A edição acontecerá pela primeira vez entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro de 2022. Outra novidade é que o torneio no Oriente Médio marcará a despedida do atual formato com 32 equipes participantes. Isso porque, para o Mundial de 2026, 48 equipes disputarão a Copa do Mundo.

A seguir, confira tudo o que você precisa saber sobre a Copa do Mundo do Catar!

Tabela das Eliminatórias da Copa do Mundo

Diferentemente do que acreditam a maioria das pessoas, as eliminatórias da Copa do Mundo se tratam de etapas muito importantes, pois definem as seleções que participarão do Mundial. Para tanto, cada Confederação estabelece seus próprios critérios para distribuir o número de vagas a qual as nações que as representam têm direito.

Abaixo, confira em detalhes as tabelas referentes às competições continentais e acompanhe a classificação das seleções que disputarão a Copa do Mundo do Catar.

Read More

Como apostar na Mega-Sena Para apostar na Mega Sena é simples: o jogador deve escolher entre 6 a ...
5 May 2022
O jogo ocorre no estádio da Serrinha, em Goiânia. Confira nosso prognóstico e dica de aposta. Goiás – ...
4 April 2022
A partida, prevista para começar às 11hs (horário de Brasília), terá como palco o estádio Nilton Santos. Confira ...
4 April 2022
A previsão de apito inicial é para as 16h30 do dia 30 de abril. Confira nosso prognóstico de ...
4 April 2022
A partida tem previsão de bola rolando a partir das 16h30 do dia 30 de abril, no estádio ...
4 April 2022

MELHORES SITES DE APOSTAS 2022

Como fazemos as análises para chegar aos palpites de hoje?

Eliminatórias América do Sul

Com 10 equipes disputando quatro vagas diretas e uma repescagem, a fase de classificação das eliminatórias na América do Sul, até o momento, é a seguinte:

Atualizado em 19/03/2022

Eliminatórias América do Norte e Central

Como de costume, a América do Norte e Central se unem em um único torneio a fim de determinar os três classificados para a Copa do Mundo, sendo que, dentre os oito países participantes, o quarto colocado pode tentar obter uma vaga na repescagem.

Abaixo, confira a classificação completa até o momento:

Atualizado em 19/03/2022

Eliminatórias Europa

Com o maior número de seleções representantes da associação membro (são 55 seleções filiadas à UEFA), a primeira fase classificatória dos 13 países que representarão o velho continente foi definida. Confira os classificados de cada grupo a seguir:

Grupo A

Atualizado em 19/03/2022

Grupo B

Atualizado em 19/03/2022

Grupo C

Atualizado em 19/03/2022

Grupo D

Atualizado em 19/03/2022

Grupo E

Atualizado em 19/03/2022

Grupo F

Atualizado em 19/03/2022

Grupo G

Atualizado em 19/03/2022

Grupo H

Atualizado em 19/03/2022

Grupo I

Atualizado em 19/03/2022

Grupo J

Atualizado em 19/03/2022

Eliminatórias África

54 seleções vinculadas à Confederação Africana de Futebol disputam cinco vagas que comporão os 32 times da Copa do Mundo 2022. Nesta fase, os classificados foram:

Grupo A

Atualizado em 19/03/2022

Grupo B

Atualizado em 19/03/2022

Grupo C

Atualizado em 19/03/2022

Grupo D

Atualizado em 19/03/2022

Grupo E

Atualizado em 19/03/2022

Grupo F

Atualizado em 19/03/2022

Grupo G

Atualizado em 19/03/2022

Grupo H

Atualizado em 19/03/2022

Grupo I

Atualizado em 19/03/2022

Grupo J

Atualizado em 19/03/2022

Eliminatórias Ásia

Se qualificaram para a disputa das Eliminatórias Asiáticas 46 seleções filiadas à FIFA e a AFC. Já na terceira fase, porém, apenas 12 equipes disputam as quatro vagas diretas, sendo as outras duas por meio da repescagem. Nesta etapa, os classificados para a Copa do Mundo de 2022 foram:

Grupo A

Atualizado em 19/03/2022

Grupo B

Atualizado em 19/03/2022

Eliminatórias Oceania

A Oceania, assim como ocorre com os demais continentes, estabelece seus representantes através de grupos. Para garantir uma vaga na competição, oito seleções, divididas em dois grupos de quatro nações, disputam entre si para definir o campeão que, por sua vez, enfrentará o quarto colocado das eliminatórias da CONCACAF. Com os jogos da primeira rodada, apenas, a classificação é a seguinte:

Grupo A

Atualizado em 19/03/2022

Grupo B

Atualizado em 19/03/2022

Jogos

Como vimos anteriormente, as Eliminatórias da Copa do Mundo são compostas por inúmeros torneios realizados pelas confederações vinculadas à entidade máxima do futebol. Basicamente, é por meio de tais jogos que são definidas as 31 vagas para a Copa, sendo que uma delas é garantida ao anfitrião do torneio.

Maior campeão da história do torneio, o Brasil é o único país que nunca ficou de fora de um Mundial, desde sua criação em 1930. Em 21 oportunidades, a nossa seleção se sagrou campeã em cinco delas. Contudo, vem passando por um jejum de quase 20 anos sem levantar a taça.

Além disso, a seleção canarinho tem um ótimo desempenho quando falamos das eliminatórias. Embora tenha tido um começo irregular, na última edição, se classificou sem grandes sustos para o Mundial da Rússia em 2018, tendo repetido o feito antecipadamente na atual competição — já que está classificado como primeiro do grupo, e agora cumpre tabela.

Vale lembrar que o início das disputas se deu em 6 de junho de 2019 e a previsão é de que sejam definidos todos os jogos em 14 de junho de 2022. Abaixo, confira, em detalhes, os formatos das partidas de cada federação, conheça os melhores jogadores das seleções já classificadas e como está a disputa das últimas vagas para o Mundial.

Partidas

Cada Confederação conta com um processo diferente para habilitar as seleções que representarão seus países no Mundial do Catar 2022. Normalmente composto por uma ou mais fases, mais de 800 partidas são disputadas para definir as seleções que avançam ou não.

A seguir, confira a estrutura de qualificação das Confederações filiadas à FIFA:

Confederação Asiática de Futebol (CAF)

Atualizado em 20/03/2022

Confederação Africana de Futebol

Atualizado em 20/03/2022

CONCACAF

Atualizado em 20/03/2022

CONMEBOL

Atualizado em 20/03/2022

Confederação de Futebol da Oceania (OFC)

Atualizado em 20/03/2022

UEFA

Atualizado em 20/03/2022

Seleções já classificadas para o torneio

Até o momento, faltando pouco menos de oito meses para o pontapé inicial, a Copa do Mundo de 2022 ainda não definiu boa parte das seleções que irão participar do evento no Catar. Contudo, 14 seleções já carimbaram seu passaporte para os jogos. Abaixo, confira quais são essas seleções:

  • América do Sul: Brasil e Argentina;
  • Ásia: Coréia do Sul e Catar (país-sede);
  • Europa: Alemanha, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Sérvia e Suíça;
  • África, Concacaf e Oceania ainda não tem nenhuma vaga definida.

Quem está na briga por uma vaga?

Com as 14 seleções que já garantiram sua vaga na Copa do Mundo, ainda há 18 vagas em aberto para serem definidas entre as seleções ao redor do globo. Considerando alguns cenários prováveis, confira a formação das nações que poderão disputar o torneio do Catar:

América do Sul

Tendo ainda duas rodadas em disputa até o fim das Eliminatórias Sul-Americanas, Equador, Uruguai, Peru, Chile, Colômbia e Bolívia ainda têm chances matemáticas de fechar as últimas vagas restantes. Dentre eles, o caminho mais curto é o da seleção equatoriana, já que está a apenas uma vitória da classificação direta.

A quarta vaga e a repescagem pode ser disputada entre os demais, com destaque para o Uruguai, que ainda têm confronto direto com Peru e Chile. Já eliminados, Paraguai e Venezuela não possuem mais chances, enquanto a Bolívia, embora possa se classificar matematicamente, depende de uma combinação de resultados bastante improvável.

América Central e do Norte

Faltando ainda quatro rodadas para o encerramento do octagonal da Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe, não há nenhum time matematicamente garantido no Mundial.

Os favoritos, porém, são Canadá, Estados Unidos, México e Panamá, já que a pontuação obtida por estes  é superior aos demais. Porém, a disputa da última vaga ainda está em aberto e a Costa Rica poderá brigar com o Panamá para ficar com a vaga.

Europa

Faltando ainda três vagas para o fechamento das nações que a Europa tem direito a enviar para o torneio, os torneios para definição das seleções que avançam para o Mundial já têm data marcada: os mini torneios vão acontecer em jogo único em 24 de março (semifinais) e 29 de março (finais).

Em disputa, estão os 10 países que ficaram na segunda posição na fase de grupos mais duas seleções vindas da Liga das Nações. Com isso, se enfrentaram por uma vaga, as seguintes equipes:

  1. País de Gales x Áustria; Escócia x Ucrânia;
  2. Rússia x Polônia; Suécia x República Tcheca;
  3. Portugal x Turquia; Itália x Macedônia do Norte.

OBS: em razão do conflito bélico mundial, a FIFA desclassificou a Rússia, permitindo com que a Polônia avançasse para a final dos play-offs. Em contrapartida, o jogo entre Escócia x Ucrânia foi adiado para junho em data ainda desconhecida.

África

Como já vimos anteriormente, a África possui cinco vagas, estando todas elas ainda em fase de disputa. Dos 10 times que se enfrentam em jogos de ida e volta na etapa final das eliminatórias, os confrontos já estão definidos — e quem passar carimba seu passaporte para a Copa do Mundo. São eles:

  • Egito x Senegal;
  • Camarões x Argélia;
  • Gana x Nigéria;
  • Congo x Marrocos;
  • Mali x Tunísia.

Ásia

No atual cenário das Eliminatórias Asiáticas, 12 equipes se enfrentam entre si, em dois grupos de seis países. A classificação para a Copa, neste caso, se deu por meio da classificação dos dois primeiros colocados de cada grupo. Os dois terceiros, por sua vez, poderão disputar um “mini torneio” para definir a vaga que será disputada na repescagem.

No grupo A, a Síria foi eliminada, enquanto Irã e Coreia do Sul já  garantiram suas vagas. Porém, Emirados Árabes Unidos, Líbano e Iraque ainda disputam o terceiro lugar. O Grupo B, por sua vez, tem Arábia Saudita, Japão e Austrália em disputa das vagas diretas e a vaga que será definida no playoff, enquanto Omã, China e Vietnã já foram eliminados.

Oceania

Em razão da pandemia decorrente do novo coronavírus, as Eliminatórias da Oceania tiveram de ser adiadas. Com isso, os países que representarão a Confederação disputarão, no Catar, um pequeno torneio de tiro curto, no qual o vencedor disputará a repescagem intercontinental em busca de uma vaga no Mundial.

Dentre os participantes que ainda têm chances, estão:

GRUPO A

  1. Ilhas Salomão;
  2. Taiti;
  3. Vanuatu;
  4. Ilhas Cook.

GRUPO B

  1. Nova Zelândia (favorita);
  2. Nova Caledônia;
  3. Fiji;
  4. Papua Nova Guiné.

Repescagem

A repescagem mundial ocorrerá em junho para definir as vagas restantes para a Copa do Mundo. As partidas, que acontecerão em dois jogos únicos no Catar, terão, de um lado, o vencedor do playoff asiático contra o quinto colocado da CONMEBOL e, de outro, o quarto colocado da CONCACAF e o campeão das Eliminatórias da Oceania.

Melhores Jogadores

Faltando pouco menos de 8 meses para a disputa da Copa do Mundo de 2022, 14 seleções já se qualificaram para a disputa do mundial. Dentre elas, estão alguns países favoritos como a França, Brasil e Alemanha. Considerando apenas os classificados até o momento, abaixo preparamos uma lista, em ordem alfabética, com os melhores jogadores de cada nação. Confira:

Alemanha

A Alemanha continua sendo uma das principais potências do futebol mundial. Além de jovens como Kai Havertz e Serge Gnabry, a seleção conta também com os experientes Manuel Neuer, Mesut Ozil e Thomas Muller para ir a busca de mais um título.

Argentina

Campeã da Copa América 2021, a Copa do Mundo de 2022 será, provavelmente, a última tentativa de Lionel Messi de levar para casa o título do Mundial com o time argentino. Além de Messi, a albiceleste conta com outros nomes de peso como Lautaro e Di María.

Bélgica

A geração de ouro do futebol belga conta com jovens como Jeremy Doku e Charles De Ketelaere, além dos já experientes Kevin De Bruyne e Romelu Lukaku para buscar uma boa colocação neste Mundial.

Brasil

Após garantir uma vaga na Copa do Catar com seis rodadas de antecedência, a seleção brasileira continua com Neymar, como sua estrela principal. Contudo, jovens talentos como Vinicius Jr. e Raphinha, além de uma forte defesa com Marquinhos e Alisson tornam o Brasil um forte candidato a quebrar o jejum de mais de 20 anos sem vencer o torneio;

Catar

País-sede da Copa do Mundo, o Catar não é uma das potências mundiais do futebol. Contudo, os anfitriões se sagraram campeões da Copa da Ásia de 2019 e contam em seu plantel como os principais nomes: o atacante Almoez Ali e o zagueiro Boualem Khoukhi;

Croácia

Uma das surpresas de 2018, a Croácia continua fazendo bons jogos. Comandada pelo meio campista Luka Modric, o atleta — que também é uma das estrelas do Real Madrid — tem grandes chances de se destacar em mais uma edição do Mundial;

Dinamarca

Embora tenha perdido sua principal estrela, por conta de problemas médicos durante partida das eliminatórias, a Dinamarca ainda conta com grandes nomes para o seu poderoso ataque em 2022. São eles: Mikkel Damsgaard, Jonas Wind e Mohamed Daramy;

Espanha

Repleta de jovens promessas, o técnico espanhol Luis Enrique contará com nomes como Ansu Fati, Pedri e Gavi para irem abusca do segundo título mundial de seleções;

França

De acordo com a “France Football”, Karim Benzema foi o melhor jogador francês da última temporada. Ao lado de Kylian Mbappé, os dois artilheiros são os principais nomes franceses desta copa.

Holanda

Após ficar de fora da última edição, a Holanda conta hoje com nomes como Virgil van Dijk e Memphis Depay para ir longe no torneio do Catar.

Inglaterra

Liderados por Kane, Sterling e Foden, três nomes de peso, a Inglaterra se classificou de maneira invicta em seu grupo de qualificação e vem em busca do segundo título do Mundial.

Sérvia

Após derrotar Portugal de Cristiano Ronaldo, a Sérvia se tornou uma surpresa nesta etapa classificatória para a Copa do Mundo. Repleta de excelentes atacantes, a seleção conta com nomes como Mitrovic, Vlahovic, Tadic, entre outros, para liderar o time em campo no Mundial.

Suíça

Superando a tradicional equipe italiana na fase de grupos, a Suíça se classificou com méritos e têm como líderes os experientes atletas Xherdan Shaqiri, Granit Xhaka e Yann Sommer.

Quantas seleções irão jogar?

Nesta edição, 32 seleções se qualificam para disputar os jogos da Copa do Mundo do Catar. A distribuição dessas vagas, por sua vez, fica a critério da FIFA, entidade responsável pela organização do principal evento de futebol do mundo.

Na prática, um determinado número de vagas são reservados para as confederações e/ou associações filiadas à entidade — cujo peso se dá em função do número de entes federados de cada continente.

Assim, as referidas Confederações distribuem determinado número de vagas entre os participantes, e, por sua vez, a forma de preenchimento se dá conforme as regras de cada continente, ora por eliminatórias, torneios ou outros formatos.

Quando é o sorteio do grupo?

Tendo em vista os impactos da pandemia mundial de Covid-19, inúmeros ajustes foram sendo realizados no calendário de jogos, em especial, por conta das partidas das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022. Porém, a FIFA já estabeleceu os critérios que serão utilizados no sorteio de grupos, bem como a data para tal finalidade.

O sorteio dos Grupos da Copa do Mundo do Catar ocorrerá no próximo dia 1 de abril, em Doha, no Catar, às 13h (horário de Brasília). Portanto, como a repescagem do Mundial ocorre apenas em junho, os nomes faltantes serão conhecidos posteriormente, embora já tenham sido, naquela altura, distribuídos por meio do sorteio.

Vale lembrar que, para o sorteio, todas as 32 seleções serão distribuídas em quatro potes contendo oito bolinhas que representam cada nação. A disposição de tais bolinhas, por sua vez, corresponde a posição de cada país no ranking FIFA.

Exceto o país anfitrião, os cabeças de chave serão sorteados no primeiro pote. Tal prática tem por objetivo equalizar a disputa, a fim de equilibrar as forças das equipes durante a competição — além de também evitar, sempre que possível, o enfrentamento direto entre países da mesma confederação na primeira fase.

Quais estádios sediarão a Copa do Mundo de 2022?

Tradicionalmente, os estádios que sediarão a Copa do Mundo são construídos e/ou reformados com alguns anos de antecedência. Justamente por isso, é possível conhecer, de antemão, os palcos que serão utilizados em todos os confrontos da Copa no Catar entre novembro e dezembro.

Quer saber mais sobre cada um deles? Então veja a lista que preparamos e confira algumas curiosidades:

Estádio Al Bayt

Situado em Al-Khor, importante cidade catariana, o Estádio Al Bayt será sede da abertura dos jogos. Com um design que remete às tendas nômades — características daquela região do Oriente Médio —, o gigante possui capacidade para 60 mil pessoas.

Estádio Al Janoub

Também chamado de Al Wakrah, o Estádio Al Janoub herda o nome da cidade em que está localizado e possui uma capacidade máxima para 40 mil torcedores. A ideia é que, após o torneio, o local seja transformado em um espaço para o desenvolvimento de projetos relacionados ao futebol, a fim de otimizar o seu uso no futuro.

Estádio Al Thumama

Assim como as demais obras para a Copa do Mundo 2022, o Estádio Al Thumama, localizado em Doha, também foi inspirado nas tradições do país. Desta vez, no Gahfiya, uma peça de roupa bastante usada por homens muçulmanos.

Estádio Ahmad Bin Ali

O Estádio Ahmed Bin Ali — que é a casa do Al Rayyan, um dos principais clubes do país —possui capacidade para pouco menos de 45 mil pessoas e é também uma obra em que se pode notar elementos que remetem às tradições do Catar.

Estádio Education City

Edificação bastante moderna, o Estádio Education City, que tem capacidade para mais de 45 mil pessoas, está localizado nos arredores de Doha, na Cidade da Educação. Essa área é conhecida por desenvolver projetos ligados à educação, ciência e desenvolvimento comunitário.

Estádio 974

O Estádio 974 foi inspirado na navegação marítima e no comércio internacional, haja vista que tais elementos representam grande parte da riqueza catariana. Outra curiosidade é que “974” além de ser o código de discagem do Catar, representa também o número de contêineres utilizados em sua construção.

Estádio Khalifa International

Erguido ainda na década de 70, o Estádio Khalifa International é um dos principais monumentos do país em termos de esportes. Isso porque, nele, já foram sediados os jogos asiáticos de 2006, a Copa da Ásia de 2011 e, também, a Copa do Mundo de Clubes da FIFA de 2019.

Estádio Lusail

Por fim, o Estádio Lusail será a casa da final da Copa do Mundo. Com capacidade para 80 mil espectadores, é o maior palco entre os oito estádios que serão utilizados para transmissão dos jogos da Copa no Catar.

Que horas serão os jogos no Brasil?

Conforme cronograma estabelecido pela FIFA, a Copa do Mundo do Catar ocorrerá em um novo período em 2022. Diferentemente das edições anteriores, este ano, a Copa do Mundo terá seus jogos entre 21 de novembro e 18 de dezembro. Tal medida foi pensada para minimizar o calor extremo do verão na península arábica.

Sendo assim, as partidas do torneio começarão a serem exibidas no dia 21 de novembro, data da abertura dos jogos. Às 13h no Estádio Al Bayt (7h da manhã em Brasília), a seleção anfitriã receberá seu adversário (ainda não definido). Durante a fase de grupos, as disputas ocorrerão, simultaneamente, às 7h, 10h, 13h e 16h.

Por sua vez, os jogos da fase decisiva serão exibidos no Brasil às 12h e 16h, sendo a final, no dia 18 de dezembro, no Estádio Lusail, às 18h locais, isto é, 12h em Brasília. Lembrando que todas as partidas da fase de grupos irão acontecer durante 12 dias consecutivos, sendo quatro jogos por dia.

Onde assistir aos jogos das Eliminatórias?

Os direitos de transmissão dos jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo 2022 no Brasil, pertencem a Rede Globo, tal como ocorreu em relação a transmissão dos jogos no Catar. Após negociar com a FIFA, a emissora passou a exibir os jogos do Brasil no Canal aberto, além do SportTV, bem como de outras seleções exclusivamente no SportTV.

No caso das transmissões das Eliminatórias da Confederação Europeia, os direitos dos jogos pertencem a emissora Esporte Interativo. Sendo assim, os interessados podem acompanhar todos os jogos em canais como TNT Sports, TikTok (da TNT), e Estádio TNT, além da ESPN, Fox Sports e Space, que dividem os direitos do Esporte Interativo.

Quantos ingressos serão colocados à venda?

Os ingressos para a Copa do Mundo 2022 no Catar foram disponibilizados em janeiro de 2022, tendo finalizado o primeiro lote de ingressos no final de fevereiro. Segundo a FIFA, os bilhetes para esta edição da Copa do Mundo foram em valores menores, tanto por conta do lugar mais remoto em que os jogos vão ocorrer, quanto pelo fato de o mundo estar saindo de uma situação de pandemia e a economia não estar em sua melhor forma.

Para os torcedores brasileiros, os ingressos possuem valores mais elevados de acordo com o preço do dólar, ou seja, se um ingresso em dólar é vendido por US$ 69,00 para o torcedor brasileiro este ingresso vale aproximadamente R$ 380,00. No entanto, esses valores podem ser ainda mais altos dependendo do espaço e da posição do torcedor na arena, podendo chegar a US$ 1,6 mil, ou seja, cerca de R$ 8,8 mil.

Quem mora no Catar ou aqueles que trabalham no território podem ter acesso a esses ingressos por cerca de US$ 11,00 (cerca de R$ 60,00). Outro aspecto que pode fazer com que os números de ingressos sofram uma modificação é a pandemia de Covid-19, afinal, o contágio ainda acontece e isso pode interferir nos números permitidos nos estádios.

Houve uma grande demanda por ingressos para a Copa do Mundo de 2022 no Catar, sendo que em apenas 20 dias de abertura das vendas o site de venda recebeu mais de 17 milhões de pedidos de bilhetes para os jogos em suas diversas categorias. As solicitações foram, principalmente, de residentes do país.

Em um comunicado, a FIFA informou que o próximo lote ficará disponível de acordo com as disponibilidades dos assentos. O comunicado também alerta para possíveis restrições de venda e cada um será vendido de acordo com a solicitação, de forma rigorosa.

Como conseguir ingressos?

A venda de ingressos para a Copa do Mundo de 2022 no Catar começou a ser feita em janeiro, tendo a primeira leva de ingressos disponíveis sido encerrada no dia 8 de fevereiro. Este primeiro lote atendeu principalmente àqueles que tinham interesse exclusivo nos jogos.

Os ingressos foram ofertados ao público em categorias diferenciadas para melhor atender a todos os interesses. A cada torcedor é permitido um total de até 60 ingressos. Assim, a primeira categoria atende aos jogos individuais para aqueles torcedores que querem escolher os jogos.

A segunda categoria atende a compras para jogos que devem ocorrer em até quatro estádios diferentes, afinal, a maior distância entre um estádio e outro é de apenas 5 km. Esta modalidade de ingresso é uma permissão exclusiva da FIFA para a Copa no Catar.

A terceira categoria atende àqueles compradores que desejam participar de todos os jogos de uma mesma seleção, ou seja, àqueles que querem acompanhar os jogos do seu país ou algum outro. Os três primeiros jogos das primeiras fases são inclusos no pacote e o comprador tem a chance de adquirir os demais de acordo com o avanço de sua equipe.

Nesta categoria é possível que o comprador disponibilize seus ingressos para venda no site da FIFA, caso sua equipe seja eliminada. Tanto a FIFA quanto os demais responsáveis por venda e revenda garantiram que o período será oportuno para que outros compradores possam acessar esses ingressos.

Existem outras duas categorias que ficarão disponíveis àqueles que não conseguiram adquirir seus ingressos em tempo hábil. No primeiro caso, trata-se do sorteio aleatório. O próprio site irá escolher de forma randômica entre os interessados nos jogos e fazer o sorteio. Isso inclui tanto os compradores do país quanto os estrangeiros.

Uma segunda categoria de compra vai depender da disponibilidade de ingressos, ou seja, trata-se da modalidade de “chegar e comprar”. Isso demanda uma logística do comprador e a sua rapidez em chegar aos postos de venda que ocorrerão, provavelmente, logo antes da partida. No entanto, os detalhes específicos dessa modalidade ainda não estão disponíveis ao público.

Quando será a final da Copa 2022?

O jogo final da Copa do Mundo 2022 ocorrerá em pleno inverno, próximo à semana do Natal, ou seja, no dia 18 de dezembro. Os jogos ocorrerão no Catar, portanto, o clima costuma ser um fator de impedimento principalmente para pessoas que não estão acostumados ao verão intenso do país.

As datas sofreram alterações tanto pela pandemia da Covid-19 quanto pelo clima do país, e a FIFA delimitou que o Catar fizesse os ajustes necessários em seus estádios de forma a cada um deles contar com ambiente climatizado para receber todos os milhares de visitantes desacostumados ao calor.

Evento: Final da Copa do Mundo 2022.

Data: 18 de Dezembro de 2022

Horário: 12:00 a.m. Hora de Brasília (GMT-3).

Local: Estádio Lusail

Partida: Ganhador SF 1 x Ganhador SF 2

História da copa do mundo

A Copa do Mundo é um evento em escala global que prioriza o futebol como o único esporte de interesse. Foi criado e continua sendo organizado pela FIFA (Federação Internacional de Futebol) a cada quatro anos. O primeiro evento aconteceu em 1930 no Uruguai, que tinha ganhado o direito a sediar a Copa do Mundo.

Este é um dos eventos com mais espectadores ao redor do mundo, sendo que em 2010 e 2014 houve um número de 3,2 bilhões de espectadores assistindo aos jogos ocorridos na África do Sul e no Brasil, respectivamente. Em 2014, o número total de pessoas assistindo aos jogos foi de 1 bilhão.

Porém, se os ganhos são gigantescos, os gastos são proporcionais. O montante se deve, sobretudo, às exigências da FIFA, sendo assim, os países anfitriões têm que buscar formas de gerar valores que compensem os gastos. Em 2014, foram gastos valores aproximados a R$8 bilhões de reais na construção de estádios.

Surgimento da Copa

O surgimento da Copa do Mundo está conectado ao nascimento da FIFA, em 1904. Ainda que exista entre os dois acontecimentos 26 anos de diferença, o papel da segunda foi determinante para a consolidação da primeira como o maior evento de futebol do mundo. A existência da FIFA foi um esforço conjunto de várias pessoas, sobretudo do holandês Carl Anton Wilhelm Hirschman, um de seus idealizadores.

No entanto, foi Jules Rinet quem conseguiu transformar os sonhos em realidade em seus mais de 30 anos na presidência da Federação. Outro evento determinante foi o sucesso alcançado pelo futebol nos Jogos Olímpicos de 1924-1928, sendo que nos dois anos seguintes o Uruguai foi o grande vencedor. Com a demonstração de interesse pelo esporte nas Olimpíadas, Rinet não deixou a empolgação da década de 20 passar.

Rinet e seus apoiadores seguiram um longo caminho até que as discussões acerca das possibilidades de uma Copa Mundial de Futebol fossem desvinculadas do COI (Comitê Olímpico Internacional). Os países que primeiro se filiaram à FIFA e que, portanto, estiveram presentes nessas primeiras negociações foram: Dinamarca, França, Bélgica, Holanda, Suíça e Suécia.

Foi estabelecido então, que o primeiro Mundial a ser disputado seria em 1928, em Amsterdã, na Holanda. Data desses encontros algumas das regras mais importantes da Copa do Mundo, sendo elas: o período de 4 anos entre um evento e outro; o país vencedor haveria de receber um troféu da FIFA; assim como os jogos deveriam ser abertos a todas as nações. No caso da demanda ser muito grande, deveria haver eliminatórias.

Outro debate que gerou longas discussões foi acerca da definição da sede da FIFA, sendo que a definição do país se deu apenas em 1929 em Barcelona. O escolhido foi o Uruguai dentre países como Hungria, Holanda, Itália, Espanha, Uruguai e Suécia. O Uruguai foi contemplado por conta de alguns fatores importantes que distinguiram o país dentre os demais.

Na época, o Uruguai representava o ápice do esporte no mundo, tendo ganhado dois campeonatos consecutivamente. Portanto, o país já contava com o fator esportivo a seu favor. Mas isso não foi suficiente para assegurar a sede. Outro fator adicional foi o financeiro, uma vez que o Uruguai se comprometeu com uma série de despesas tanto em relação aos demais participantes quanto da construção de um estádio novo para os jogos.

Para a primeira Copa do Mundo, foram escolhidos 13 países, sendo eles: Brasil, Bolívia, Argentina, Chile, Paraguai, Peru, Uruguai, EUA, México, França, Iugoslávia, Romênia e Bélgica. Nesta primeira Copa do Mundo, o Uruguai venceu por 4×2 contra a Argentina, e o Brasil não se sobressaiu de forma alguma, tendo sido eliminado ainda na primeira fase.

Esta eliminação tão rápida aconteceu por conta de problemas internos da seleção que, naquela época não possuía integração entre jogadores paulistas e cariocas, o que acabou enfraquecendo a seleção e causando a eliminação. Houve um boicote quase geral dos paulistas e a seleção perdeu os dois jogos por 2×1 e 4×0 contra a Iugoslávia e a Bolívia, respectivamente.

Crescimento da Copa do Mundo

A popularização do futebol e da Copa do Mundo se deu ao longo do tempo e foi um processo que ainda perdura. Nas primeiras edições, ocorridas em 1934, 1938 e 1950, os números de nações que enviavam suas seleções para disputar o campeonato eram bem menores em comparação aos dias de hoje, sendo que estes números foram 16, 15 e 13 times, respectivamente.

Houve um aumento significativo entre os anos de 1982 e 1994, com o dobro do número de times competindo pela Taça. Em 2022, a Copa contará com a participação de 32 seleções, sendo este um modelo utilizado desde 1998. Na próxima Copa, que ocorrerá em 2026, o modelo vai mudar mais uma vez e aceitar 48 seleções participantes.

O modelo de jogos da Copa do Mundo funciona com a organização das 32 seleções organizadas em 8 grupos, sendo que uma conta com quatro times. A classificação é feita por meio de eliminatórias, sendo que as duas primeiras são classificadas para a próxima fase. De 32 passam a ser 16 times que, por sua vez, devem disputar as oitavas. Os oito times vencedores disputam as quartas, que levam às semifinais com a presença de quatro times. A última fase é a final entre as duas equipes resultantes das quartas.

O Brasil lidera o ranking das nações vencedoras, tendo ganhado a Taça em 5 campeonatos. A Alemanha e a Itália possuem 4 títulos cada; a Argentina e Uruguai possuem 2 títulos cada. A Espanha, França e Inglaterra possuem um título cada. Outro fator interessante é que a Alemanha e a Argentina são os países que foram vice-campeãs por mais vezes: a primeira tendo sofrido a derrota em 4 finais; e a segunda em 3 finais.

A Seleção Brasileira foi derrotada em duas finais: a de 1950, que ficou conhecida como “Maracanaço”, tendo sido vencida pelo Uruguai por 2×1; e a outra foi a  Copa da França, tendo perdido de 3×0 para a seleção anfitriã. Outro dado interessante é que o Brasil ficou em terceiro lugar em 1938 e 1978.

O Brasil participou de todas as Copas do Mundo, tornando-se o único país do mundo a ter esse Record. O país também esteve presente nas finais durante três edições consecutivas, sendo elas as de 1994, 1998 e 2002. Venceu nas duas primeiras, contra a Itália e a Alemanha; e contra a França, para a qual perdeu.

Todas as seleções campeãs de copa do mundo

Desde o seu início em 1930, a Copa do Mundo já teve mais de vinte eventos, obedecendo ao intervalo de 4 a 4 anos. No entanto, de todos os países que se inscreveram no evento, apenas 8 deles puderam receber a Taça de vencedor. O Brasil é o primeiro país do ranking, contando com 5 vitórias e foi o único país do mundo a disputar todas as edições.

A Itália e a Alemanha foram campeãs em 4 torneios; a França, a Argentina e o Uruguai tiveram 2 vitórias e, a Inglaterra e a Espanha venceram 1 torneio cada. Confira abaixo todos os países que venceram e aqueles que ficaram em segundo lugar:

FAQ

Quantas seleções participarão da Copa do Mundo 2022?

Originalmente, a Copa do Mundo do Catar seria disputada por 48 seleções. Contudo, a mudança de formato teve de ser adiada para o Mundial de 2026. Logo, esta será a última edição em que 32 equipes disputarão o título de melhor seleção do mundo.

Quais países tem Copa do Mundo?

Embora tenha sido disputada por dezenas de nações ao longo dos anos, apenas oito países já conquistaram o título Mundial. Desde 1930, levantaram a taça à Alemanha, Argentina, Brasil, Espanha, França, Inglaterra, Itália e Uruguai.

Que país ganhou a Copa do Mundo FIFA em 2010?

A seleção campeã do mundo em 2010 foi a Espanha, após derrotar nas fases de mata-mata seleções como Portugal, Paraguai, Alemanha e Holanda. Comandada por Vicente del Bosque e liderada pela base do Barcelona na época, a “La Roja” conquistou o seu primeiro e único, até o momento, título de Copa do Mundo.

Quais os anos de Copa do Mundo?

Embora tenha sido criado em 1928, a primeira Copa do Mundo veio ocorrer apenas dois anos mais tarde, em 1930. De lá pra cá, já ocorreram 21 edições, sendo uma vez a cada quatro anos. Porém, entre 1938 e 1950 não houve nenhum torneio, tendo em vista o conflito militar global que durou de 1939 a 1945, envolvendo a maioria das nações do mundo.

A que horas no Brasil será a Copa do Mundo?

O horário em que as partidas ocorrerão no Brasil já está definido. Na fase de grupos, os jogos acontecem sempre às 7h, 10h, 13h e 16h. Já a fase das oitavas e quartas de final serão às 12h e 16h. Semifinais, disputas de terceiro e primeiro lugar ocorrerão às 16h e 12h, nesta ordem (horário de Brasília).

Onde posso assistir a Copa do Mundo no Brasil?

Dentre os canais de TV que possuem os direitos para transmitirem os jogos da Copa do Mundo no Brasil, estão a Rede Globo, SportTV, TNT, ESPN, Fox Sports e Space.